FAÇA VOCÊ MESMO

Selecione o tipo de produto abaixo e confira nossas dicas e passos de instalação:

Economize na mão de Obra com CalhaForte

Instalação de Calha para Beiral com Suporte Interno

Instalação de Calha para Beiral com Suporte Externo

Siga as nossas dicas e passos e faça você mesmo. Economize na mão de obra com Calha Forte!

Transporte, Recebimento , Armazenagem e Montagem

As características intrínsecas das telhas de aço permitem deslocar grande quantidade de unidades por transporte efetuado, mas, para maior facilidade de manuseio e segurança, deve-se atentar para que cada pilha de telhas obedeça às seguintes recomendações:

  • Utilizar engradados com apoio que distribuam o peso total por igual;
  • Executar a sobreposição de forma a se evitar esforços transversais;
  • Proteger contra a umidade através de lona;
  • Recomenda-se, ainda, que as telhas sejam manuseadas e/ou içadas individualmente.

RECEBIMENTO

O primeiro cuidado no recebimento do lote é conferir e verificar se as telhas estão protegidas. Ver se há algum dano na embalagem e se vieram cobertas por lonas de proteção. Se a embalagem estiver danificada, examine cuidadosamente as telhas. Se chegarem molhadas, não as estoque. Enxugue-as primeiro, uma a uma conforme for descarregando. Para tanto, use o mesmo número de homens na carroceria e no solo, cuidando para que eles estejam protegidos com luvas de raspa. As telhas não devem ser arrastadas.
Devido ao seu reduzido peso unitário, as telhas de aço podem ser manuseadas,normalmente, por uma só pessoa, exceto nos casos de telhas com comprimentos muito elevados e de telhas termoacústicas.
Ao se erguer uma telha, deve-se atentar para não transmitir compressão à mesma, evitando deformações em seu perfil. Recomenda-se a utilização de caibros sob as telhas para erguê-las. Todo cuidado deve ser tomado para que uma telha não seja arrastada sobre a outra, principalmente se elas forem pintadas.

ARMAZENAGEM

Embora as telhas de aço sejam projetadas para resistirem às variações climáticas, alguns cuidados especiais devem ser adotados durante seu armazenamento, isto é, antes de serem instaladas.
Ao recebê-las, inspecione suas embalagens e verifique a existência de umidade no produto. Eventualmente, se alguma telha estiver molhada, não permita que ela permaneça úmida, enxugue-a imediatamente. Caso a ação da umidade tenha sido suficiente para dar origem a manchas (formação de óxido de zinco sobre a superfície da chapa zincada), proceda da seguinte maneira:

  • O local de estocagem, por exemplo, deverá ser coberto, seco e ventilado, para se evitar o fenômeno da corrosão galvânica resultante da umidade.
  • O tempo de armazenamento deve ser o menor possível, inferior a 60 dias, e durante o período deve-se inspecionar frequentemente o produto.
  • Se, após a entrega, a montagem foi iniciada imediatamente, empilhe as telhas junto ao local da aplicação sobre uma superfície plana.
  • As telhas empilhadas devem estar afastadas do piso no mínimo 15 cm e apoiadas sobre caibros posicionados de forma que o peso de cada pilha aja uniformemente sobre eles.

Recomenda-se dispor os caibros de maneira que a pilha fique ligeiramente inclinada em relação à horizontal, para propiciar o escoamento de eventual acúmulo de umidade.

MONTAGEM

A montagem exige, de imediato, a verificação das dimensões, que devem ser indicadas no projeto, sobretudo com relação a:

  • Comprimento e largura;
  • Espaçamento;
  • Nivelamento da face superior;
  • Paralelismo nas terças.

No fechamento lateral, observe o alinhamento e o prumo das terças. Deverão ser perfeitos, bem como o alinhamento longitudinal na colocação.
Na hora da montagem, observe a direção do vento. Monte as telhas em sentido contrário ao do vento; a montagem deve ser iniciada do beiral da cumeeira. Se a obra tiver duas águas opostas, a cobertura deverá ser feita, simultaneamente, em ambos os lados. Assim haverá coincidência das ondulações na cumeeira.
Observar que as telhas devem ser elevadas do chão e carregadas até o local do assentamento. Lembrar que o furo deve ser feito no mínimo a 25mm da borda da telha e que devem ser colocados três conjuntos de fixação por telha e por apoio.
No recobrimento lateral das telhas, devem ser usados parafusos de costura espaçados no máximo a cada 500 mm.

Montagem Telha Trapezoidal

Montagem Telha Ondulada

Siga as nossas dicas e passos e faça você mesmo. Economize na mão de obra com Calha Forte!

Siga as nossas dicas e passos e faça você mesmo. Economize na mão de obra com Calha Forte!

Siga as nossas dicas e passos e faça você mesmo. Economize na mão de obra com Calha Forte!